Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são títulos vinculados a direitos creditórios originários de negócios realizados, em sua maioria, por produtores rurais ou suas cooperativas, relacionados ao financiamento da atividade agropecuária.
Esses títulos são lastreados em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais, ou suas cooperativas, e terceiros, abrangendo financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, à comercialização, ao beneficiamento ou à industrialização de produtos, insumos agropecuários ou máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária.
Dessa forma, o CRA possibilita às empresas uma alternativa a captação tradicional utilizada pelas empresas, reféns de grandes instituições financeiras e do monopólio do controle de custo.
Esse braço de captação estimula a livre concorrência de spreads no mercado, resultando em uma melhor relação de custo benefício final para o cliente. Além disso, dá ao tomador do crédito visibilidade no mercado financeiro, abrindo portas para possíveis sinergias e oportunidades futuras.